Gravidez após a Menopausa

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

É possível engravidar após a menopausa?

De forma natural é pouco provável que você consiga engravidar.

A menopausa é constatada quando a mulher deixa de menstruar por no mínimo 12 meses, o que significa que seus ovários não produzem mais os hormônios estrogênio e progesterona, essenciais para a produção dos óvulos.

engravidar após a menopausa é possívelCom os avanços da medicina reprodutiva, é possível para uma mulher engravidar após a menopausa por meio de técnicas de alta complexidade, como a Fertilização in Vitro (FIV).

É cada vez maior o número de mulheres que buscam a maternidade após os 45, 48 anos. Idade em que elas se sentem mais maduras, realizadas na área profissional e vida financeira estável.

Quais as dificuldades e o que levar em consideração para uma gravidez tardia?

Saúde da paciente
Cuide da alimentação, não fume, pratique atividades físicas e cultive hábitos saudáveis. Você precisa estar bem para gerar uma vida em seu corpo!

Doação de Óvulos ou Ovodoação
Como você não ovula mais, a opção é ser receptora de óvulos de uma mulher mais jovem, o que aumenta as chances de sucesso da FIV. Você também pode escolher adotar um embrião congelado.

Idade
A Resolução do CFM n° 2168/2017 define 50 anos como idade limite para aplicação das técnicas de reprodução assistida. Acima dessa faixa, será necessário comprovar a ausência de comorbidades (associação entre problemas existentes) da mulher e riscos para os descendentes.

É importante estar ciente que nem sempre a gravidez acontece na primeira tentativa de fertilização assistida, o que pode causar um sentimento de frustração.

Não desanime, nem desista do seu sonho.
Ser mãe após a menopausa é um sonho possível!

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#saúdedamulher #medicinareprodutiva #menopausa #gravideztardia #engravidar #maternidadepossivel #hábitossaudáveis #ovodoacao #comorbidades #querosermae #tentantes2019 #reproduçãohumana #reproduçãoassistida #fertilizaçãoinvitro #maternidades #planejamentofamiliar #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher