Torção dos Ovários

É uma emergência médica!
Ignorar uma dor ou se automedicar tem riscos para a saúde da mulher.

Os ovários são nutridos por artérias onde circulam o sangue oxigenado.

torção de ovário risco de vida e infertilidadeQuando há a existência de cistos grandes nos ovários, eles podem crescer e girar no próprio eixo.

As artérias que nutrem os ovários giram junto e, na medida que essa torção acontece, a quantidade de oxigênio diminui de forma drástica e pode levar a necrose do ovário, ou seja, o ovário infarta e a mulher sente uma dor de isquemia.

Nesses casos, a paciente é submetida a uma cirurgia de urgência.

O sangue coagula dentro do vaso (artérias) e pode formar coágulos.
Se os ovários forem distorcidos, esses coágulos podem se deslocar, obstruir outros vasos menores e causar infarto de outros tecidos. Inclusive, existe ainda o risco de uma trombose, ir para o pulmão e causar embolia na paciente.

Por conta dessa condição, é necessária a remoção do ovário.

Devido ao risco de vida da paciente, não é possível realizar a preservação social da fertilidade, por meio do congelamento de óvulos, antes da retirada do ovário.

Se por alguma razão, houve a remoção dos dois ovários, significa que a paciente foi colocada em uma menopausa e terá que tomar hormônios até o fim da vida.

O que fazer se você tem o desejo de ser mãe?

• Se você perdeu um ovário: o ideal é tentar engravidar após a recuperação ou fazer um banco de óvulos, para ter chances de engravidar no futuro.
  • Se você perdeu os dois ovários: poderá engravidar por meio da ovodoação, com o uso de óvulos de doadora, ou até mesmo adotar um embrião.

Procure seu médico e converse para esclarecer sobre as opções que a medicina reprodutiva oferece para o seu caso.