Teratoma de ovário

Existe relação entre teratoma de ovário e infertilidade?

O teratoma de ovário ou cisto dermoide ovariano (também chamado de teratoma maduro) é um tumor geralmente benigno, cerca de 90% dos casos, e atinge mulheres em idade reprodutiva.

Formado por células germinativas, semelhantes àquelas que dão origem aos óvulos, podem se desenvolver em seu interior estruturas como unhas, pelos, ossos, cabelos e dentes.

Na maior parte dos casos, a mulher não apresenta sintomas importantes e o teratoma é detectado por meio de ultrassonografia em exames de rotina ginecológica.

Teratoma de ovário e infertilidadeEm alguns casos, a mulher pode apresentar sintomas como, por exemplo, dor e desconforto abdominal, e sangramento uterino.

Em relação a fertilidade feminina, o teratoma no ovário não impede a mulher de engravidar.

Entretanto, recomenda-se retirar o teratoma antes de engravidar. Isso porque as alterações hormonais do período gestacional podem estimular o crescimento do tumor e colocar a gravidez em risco.

Apenas em raras situações, o teratoma de ovário pode causar infertilidade feminina, a saber:

• Crescimento anormal: pode comprometer o ovário e sua função.
  • Teratoma imaturo: o resultado da biópsia aponta malignidade e a paciente é indicada ao tratamento de quimioterapia.

O tratamento definitivo para o teratoma de ovário é a cirurgia para remoção do cisto.

Quando a paciente tem o desejo de ser mãe no futuro, recomendo que ela preserve sua fertilidade, por meio da técnica de congelamento de óvulos, antes da cirurgia ou da quimioterapia.

#infertilidadefeminina #teratoma #ovário #fertilidade #congelamentodeovulos #querosermae #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher