Síndrome do X Frágil

Por que é importante o diagnóstico da Síndrome do X Frágil antes de ter filhos?

A Síndrome do X Frágil é uma doença genética, resultado da mutação do gene FMR1 (Fragile X Mental Retardation 1), que causa déficit intelectual, cognitivo e comportamental na criança.

Toda pessoa tem 23 pares de cromossomos. A doença está relacionada a uma falha no braço do cromossomo X, do par de cromossomos que define o sexo da criança: XX para menina e XY para menino.

Quando um dos pais é portador da pré-mutação genética, eles podem transmitir o gene defeituoso para os filhos.

• Síndrome do X Frágil e FIVPai portador: transmite apenas para as filhas. Nesse caso, o cromossomo X normal recebido da mãe, compensa a falha do cromossomo X recebido do pai, causando comprometimento intelectual leve.
  • Mãe portadora: 50% de chances de transmissão para filhas e filhos. Nas meninas, o cromossomo X normal recebido do pai compensará a falha do cromossomo X recebido da mãe. Entretanto, para os meninos, o cromossomo Y recebido do pai não compensará a deficiência do cromossomo X alterado recebido da mãe, causando comprometimento intelectual de moderado a grave.

Como a medicina reprodutiva pode ajudar casais com a mutação genética?

Se um dos parceiros for diagnosticado com a Síndrome do X Frágil, o tratamento recomendado é a Fertilização in vitro (FIV) com diagnóstico genético pré-implantacional dos embriões (PGT-M).

Desse modo, é possível identificar e transferir apenas os embriões livres da mutação para o útero da futura mamãe.

Alerto que mulheres portadoras da mutação estão mais propensas a ter menopausa precoce e devem fazer acompanhamento anual da sua saúde reprodutiva.

#xfragil #sindromedoxfragil #doençasraras #genética #engravidar #menopausaprecoce #fertilizaçãoinvitro #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher