Os Riscos da Inseminação Caseira

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

Uma matéria recente, divulgada no programa Fantástico da TV Globo, alertou a população brasileira sobre os riscos da inseminação caseira.

Esse método, não aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), expõe todos os envolvidos não apenas a situações constrangedoras, mas também traz sérios riscos à saúde.

É alarmante o crescente número de pessoas que têm procurado cada vez mais por doadores de sêmen em grupos nas redes sociais.

Os Riscos da Inseminação CaseiraEm sua maioria são mulheres em busca de produção independente e casais homoafetivos femininos.

Posteriormente, elas realizam o procedimento da inseminação em casa, sem nenhum acompanhamento médico, colocando em risco a saúde da futura gestante e do bebê.

Os riscos da inseminação caseira são:

  • Quebra do anonimato na doação de sêmen, que vai contra as regras do CFM.
  • Comercialização e transporte ilegal de gametas (espermatozoides).
  • A não realização do processamento seminal que pode causar infecções uterinas, além de aumentar o risco de transmissão de doenças.
  • A auto inseminação do sêmen sem supervisão médica, com uso de cateter para alcançar a trompa, pode causar dor e reações alérgicas, como por exemplo o choque anafilático.
  • Dificuldade de registro da criança, no caso de união homoafetiva.
  • Processos judiciais e disputa nos tribunais pela maternidade ou paternidade.
Opções seguras

Então, quais as opções da medicina reprodutiva para as mulheres que desejam ser mães com um custo menor?

  1. Ser doadora de óvulos, por meio da doação compartilhada, e ainda ajudar outra mulher em troca de uma redução no custo do seu tratamento.
  2. Procurar um programa assistencial de baixo custo.

Todos têm direito a maternidade, mas não permita que seu sonho de ser mãe se torne um pesadelo.

Antes de qualquer decisão arriscada, converse com um especialista sobre as opções que a reprodução humana assistida oferece de forma legalizada e segura.

Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#inseminacao #inseminacaocaseira #inseminacaoartificial #producaoindependente #casalhomoafetivo #querosermae #engravidar #tentantes2021 #medicinareprodutiva #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher