Engravidar com prolapso uterino

É possível engravidar com prolapso uterino?

O prolapso uterino é uma distopia genital, devido ao enfraquecimento dos músculos pélvicos, que causa o deslocamento do útero para a vagina ou região externa, dando uma sensação incomoda de pressão na região.

Apesar de atingir em sua maioria mulheres em idade avançada, esse distúrbio também pode ocorrer nas mulheres em idade reprodutiva.

Engravidar com prolapso uterinoA depender dos sintomas e do estágio, ele pode afetar a vida social, profissional e sexual da mulher.

Entre as principais causas estão a obesidade, as alterações hormonais e os partos vaginais múltiplos.

Como não causa infertilidade feminina e não impede uma gestação, é possível engravidar com prolapso uterino.

Entretanto, em alguns casos ele pode afetar a autoestima da mulher, fazendo com que ela reduza sua atividade sexual e as chances de gestação.

Para as gestantes com prolapso uterino, recomendo manter o acompanhamento pré-natal em dia e, também, no pós-parto.

Isso porque o aumento de peso e do tamanho do útero durante a gestação, pode piorar o quadro da paciente.

O tratamento mais eficaz para o prolapso uterino é cirúrgico, porém realizar a cirurgia antes de engravidar ou após o pós-parto, dependerá do estágio e do impacto na qualidade de vida da paciente.

Uma decisão que deve ser tomada pelo médico e paciente de comum acordo, considerando o quadro clínico e analisando os prós e contras.