Engravidar com Adenomiose

Engravidar com Adenomiose é um desafio para algumas mulheres, já que a doença pode causar falhas na implantação do embrião e abortos espontâneos.

Para explicar melhor, vou começar pela Endometriose que ocorre quando o tecido endometrial, que é descartado na menstruação, se desloca e se fixa em outros órgãos da pelve, como por exemplo ovários, bexiga, intestino etc.

No caso da Adenomiose, ela ocorre devido a rupturas na camada entre o miométrio (parede muscular que forma o útero) e o endométrio (tecido que reveste o miométrio).

Engravidar com AdenomioseNesse caso, parte da menstruação se infiltra no miométrio, causando a Adenomiose.

E quanto mais focos de tecido endometrial se infiltrarem, maiores são as chances de alterações na função e na estrutura do miométrio, o que compromete a fertilidade feminina.

Por isso, a doença reduz as chances tanto de uma gestação natural, quanto de uma Fertilização in Vitro (FIV).

A Adenomiose ocorre em mulheres acima dos 35 anos e, em alguns casos, em mulheres mais jovens.

Os principais sintomas são sangramento menstrual abundante e a presença de cólicas menstruais (dismenorreia). Cerca de 30 a 35% das pacientes não apresentam sintomas.

Para realizar o diagnóstico, utilizamos o exame de ultrassom transvaginal, a ressonância magnética e a avaliação do quadro clínico da paciente.

O tratamento dependerá do tipo de Adenomiose – focal ou difusa, deve ser realizado antes da FIV e pode ser por meio do uso de medicamentos e/ou cirurgia de videolaparoscopia.

Por isso, antes de tentar engravidar com Adenomiose, converse com o seu médico para uma avaliação completa e definir qual o melhor caminho a seguir.