Dispareunia e Infertilidade

Quando a mulher sente dor durante a relação sexual, chamamos de dispareunia. Mas, qual a relação entre dispareunia e infertilidade?

Primeiramente, preciso alertar que sentir dor durante o ato sexual, seja superficial ou profunda, não é normal.

A dispareunia tem diversas causas e é preciso investigar.

Dispareunia e InfertilidadeAs causas de origem emocional podem estar relacionadas desde baixa autoestima e sexualidade reprimida até abuso sexual.

Já as causas de origem física podem ter relação com endometriose, infecção na área genital (herpes e candidíase), vaginismo (contração involuntária dos músculos), doença inflamatória pélvica (colo do útero, útero e trompas de Falópio), entre outras.

Mulheres na menopausa ou que passaram por radioterapia, também, podem sofrer de dispareunia, já que ambas as situações podem causar ressecamento vaginal.

Dispareunia, Infertilidade e Gravidez?

A dispareunia afeta a autoestima da mulher e a vida íntima do casal.

Mulheres em idade fértil podem ter dificuldade para engravidar, isso porque não ter uma vida íntima regular reduz as chances de uma fecundação natural.

E para as mulheres que estão em tratamentos de reprodução humana assistida, doenças como endometriose e infecções pélvicas podem causar infertilidade e reduzir as chances de sucesso.

Se você sente dor durante o ato sexual, é importante informar o seu médico durante a consulta ginecológica.

Dessa forma, ele solicitará os exames necessários para investigar as causas e sugerir o tratamento mais adequado para você conquistar o positivo desejado.