Infertilidade Feminina | Por que eu?

O desejo de ser mãe está diretamente ligado a algo que representa felicidade e o diagnóstico de infertilidade é como um banho de água fria nessa felicidade.

E um fato é certo, grande parte das mulheres não sabem como lidar com a infertilidade feminina.

Elas se perguntam: Por que eu?

infertilidade feminina você não está sozinhaA primeira coisa que faço é levar conhecimento para minhas pacientes e fazê-las entender que infertilidade é uma doença que afeta de 15 a 20% dos casais. Portanto, ela não está sozinha nesse barco.

E o segundo passo, é conversar e propor um tratamento adequado de acordo com a causa de infertilidade e o quadro clínico da paciente.

É importante fazer com que a paciente se sinta parte do tratamento e das decisões, e não apenas um objeto a ser tratado. Isso estimula para que ela não cultive a baixa autoestima e o desânimo diante da luta que vamos iniciar.

A duração, o custo e a complexidade do tratamento dependerão das causas.

Conheça as 9 principais causas de infertilidade feminina:

1. Endometriose.
  2. Idade da Mulher.
  3. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
  4. Doenças Tubárias, como Hidrossalpinge.
  5. Fator Uterino (infecções, cicatrizes, alteração ou deformação).
  6. Menopausa Precoce ou Falência Ovariana Prematura (FOP).
  7. Distúrbios da Tireoide.
  8. Hábitos de Vida.
  9. Miomas.

A investigação da fertilidade deve ser realizada por casais que estão há um ano tentando engravidar sem sucesso e por mulheres com idade acima de 35 anos.

Ela é importante porque fornecerá as bases para direcionar todo o tratamento e aumentar as chances de sucesso.