Você está sabotando sua Fertilidade? | Parte 1

Você está tentando engravidar ou deseja ter filhos no futuro?

Se você respondeu sim, eu quero te contar sobre hábitos e escolhas que podem estar sabotando a sua fertilidade e prejudicando o seu sonho.

sabotadores da fertilidade feminina e masculinaHoje, vou abordar os primeiros três vilões da fertilidade:

Obesidade

Pesquisa do Ministério da Saúde, apontou que a obesidade atingiu cerca de 20% da população brasileira, em 2018. O maior crescimento da doença foi entre pessoas em idade reprodutiva de 25 a 44 anos.

Por ser uma doença de caráter inflamatório, a obesidade dificulta a fecundação natural e impacta, inclusive, no sucesso dos tratamentos de reprodução humana assistida. O excesso de peso pode causar:

O que fazer? Procure o apoio de um nutricionista e pratique exercícios físicos.

Fumo

Além de doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer, o cigarro pode afetar:

Portanto, este é o momento de refletir sobre os prejuízos que o vício do cigarro traz para sua fertilidade.

Durante a gravidez nem pensar! Fumar prejudica a saúde do bebê, causa parto prematuro e traz risco de trombose para a gestante.

Álcool

Já o consumo excessivo e periódico de bebidas alcoólicas, pode:

• Reduzir a qualidade e quantidade dos espermatozoides.
  • Causar impotência sexual masculina.
  • Afetar a produção hormonal feminina, com suspensão da ovulação.
  • Diminuir a qualidade dos óvulos.

Se você está tentando engravidar, a melhor escolha é reduzir o consumo de álcool e preservar sua fertilidade.

Na próxima semana, você irá conhecer mais três sabotadores da sua fertilidade.
Até lá!