Quais vacinas tomar antes de engravidar

Você sabe quais vacinas tomar antes de engravidar?

Nessa época de pandemia, a preocupação com o calendário de vacinação se tornou maior entre as mulheres que planejam engravidar, quer seja de forma natural, quer seja por tratamentos de reprodução humana.

Estar com o calendário de vacinas em dia é importante porque fortalece o sistema imunológico da futura gestante.

Assim, você se protege contra diversas doenças e diminui o risco de complicações durante a gravidez.

Quais vacinas tomar antes de engravidarPara te orientar melhor, segue uma relação de quais vacinas tomar antes de engravidar:

• Covid-19.
  • dTaP (coqueluche, difteria e tétano).
  • Hepatite B.
  • Influenza (gripe).
  • Tetra Viral (caxumba, catapora, sarampo e rubéola).

Porém, antes da vacinação é importante conversar com seu médico para verificar quais vacinas já foram tomadas e não necessitam de reforço.

Como precaução, recomendo que as doses sejam feitas no mínimo um mês antes da gestação, respeitando o intervalo recomendado entre as vacinas.

Existem outras vacinas que são indicadas para casos especiais, a depender do local de residência, profissão e comorbidades pré-existentes na mulher que deseja engravidar.

Em relação a Covid-19, segundo nota publicada esta semana pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), mulheres com 35 anos ou menos e boa reserva ovariana devem aguardar o calendário de vacinação.

Já as mulheres com mais de 35 anos e baixa reserva ovariana, podem seguir com o tratamento de Fertilização in vitro (FIV) e, posteriormente, manter os cuidados de higiene e distanciamento social.

#engravidar #vacinação #pandemiacoronavirus #tentante #tentantesunidas #sonhodesermãe #gestaçãosaudável #fertilizacaoinvitro #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher