Hoje vou explicar como e porque o diabetes causa infertilidade feminina e masculina.
O diabetes é uma doença crônica que se não for controlada, pode afetar vários sistemas do organismo humano, inclusive o sistema reprodutor.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de diabéticos aumentou exponencialmente nas últimas décadas e estima-se que, somente no continente americano, mais de 100 milhões de adultos terão a doença em 2040.
Por que diabetes causa infertilidade?
A doença reduz a produção ou a resistência a insulina, o que como consequência pode aumentar os níveis de glicemia, ou seja, de açúcar no sangue e, além disso, desordem no metabolismo de gorduras e proteínas e no sistema hormonal.
Independente do tipo de diabetes, a doença pode afetar a fertilidade:
- Da mulher: impacto na função ovariana, deficiência hormonal e ausência de ovulação, o que dificulta uma gravidez.
- Do homem: disfunção sexual, ejaculação retrógrada (para a bexiga) e/ou fragmentação do DNA do espermatozoide, diminuindo as chances de fecundação e aumentando as chances de abortos.
Nos casos de infertilidade feminina e masculina associados ao diabetes, é possível recorrer aos tratamentos de reprodução humana assistida para engravidar.
Entretanto, se a doença estiver controlada, é pouco provável que seja a causa de infertilidade.
Desse modo, a avaliação de um especialista em infertilidade se faz necessária, caso a mulher ou o casal não esteja conseguindo obter uma gestação de forma natural.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#diabetes #diabetesbrasil #infertilidadefeminina #ovulação #infertilidademasculina #espermatozoides #engravidar #tentantes2021 #engravidante #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher