DSTs podem afetar a fertilidade

As doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs podem afetar a fertilidade de homens e mulheres, dificultando o sonho de formar uma família.

Além de prejudicar a saúde, quando não diagnosticadas e tratadas em tempo, as DSTs podem levar a um quadro de infertilidade.

Descubra como as principais DSTs podem afetar a fertilidade:

• Sífilis: aumenta o risco de aborto espontâneo, de contágio para o bebê e de morte ao nascer. Para os homens, a doença causa inflamação nos testículos e infertilidade.DSTs podem afetar a fertilidade
  • Clamídia e gonorreia: podem causar doença inflamatória pélvica (DIP) e problemas nas trompas da mulher que, além de dificultar uma gestação natural, ainda pode resultar em gravidez ectópica. Nos homens, podem obstruir a passagem dos espermatozoides e diminuir sua qualidade.
  • Papilomavírus Humano (HPV): a doença pode evoluir para câncer de colo de útero na mulher e peniano no homem, resultando em tratamentos de radio e quimioterapia que causam infertilidade. Antes do tratamento oncológico, recomenda-se fazer a preservação da fertilidade.
  • Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): impacta no sistema imunológico de homens e mulheres e, apesar de não causar infertilidade, pode ocorrer transmissão vertical (mãe para feto) durante a gestação. O tratamento de Fertilização in vitro (FIV) para casais sorodiscordantes pode possibilitar o nascimento de um bebê livre do vírus.

Nem sempre as DSTs apresentam sintomas antes de evoluir para um caso mais grave.

Por isso, a consulta de rotina ginecológica para a mulher e o checkup anual para o homem são imprescindíveis para o diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças. Lembro que a melhor forma de se prevenir contra as DSTs é usando preservativos nas relações sexuais.

#dsts #fertilidade #sífilis #clamidia #hpv #soropositivo #infertilidade #saúdedamulher #saúdedohomem #examespreventivos #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher