Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Você sofre com menstruações irregulares?
Tem pelos em lugares incomuns para a mulher?
Ganha peso sem motivo específico?SOP SOMP cistos no ovário

Você pode ter SOP!

A SOP, sigla da Síndrome dos Ovários Policísticos, é a doença hormonal mais comum e de etiologia (causa) controversa, que se caracteriza por aumento de hormônios masculinizantes na mulher.

Mulheres que tem SOP podem ficar meses sem menstruar e sofrer com a presença de pelos em locais onde a mulher habitualmente não tem, o que pode causar constrangimento e afetar a autoestima, pois em alguns casos, além dos pelos ficarem mais grossos, podem surgir também acnes e espinhas na pele.

Cerca de 50% das pacientes com SOP apresentam aumento de peso, o que agrava mais ainda a doença.

O diagnóstico é feito por meio do exame de ultrassom (USG) e detectado quando há um aumento do volume ovariano com vários folículos dispersos no ovário.

O tratamento é feito pelo médico ginecologista e consiste em corrigir os níveis hormonais da paciente.

Para as mulheres que desejam engravidar e necessitem de tratamentos de reprodução humana assistida, como a inseminação intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV), a indução da ovulação deve ser feita com o uso de medicações específicas.

Se você apresenta algum dos sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou deseja engravidar, entre em contato com a RRT Clínica da Mulher, nós podemos te ajudar a obter o diagnóstico correto e tratamento adequado.