Puerperio

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

Você sabe o que acontece com a mulher após o nascimento do bebê?

O puerpério, também chamado de quarentena ou resguardo, é o nome dado ao período após o parto que abrange desde o dia do nascimento do bebê até o retorno do corpo da mulher às condições antes da gravidez.maternidade pos-parto

Nesse período, a mulher sofre alterações hormonais, físicas e psíquicas, que são involuntárias e podem provocar desequilíbrio, principalmente no humor, quando as mulheres ficam sensíveis e inseguras.

O momento do término do puerpério é impreciso, varia de mulher para mulher e pode ocorrer no retorno da ovulação e da função reprodutiva da mulher.

Ele pode ser dividido em três fases:

  • Puerpério imediato: saída da placenta até o 10° dia após o parto. Apresenta contração do útero e saída de sangue avermelhado que vai mudando de cor ao longo do tempo (loqueação). Ocorre, também, a estabilização dos sinais vitais maternos e o início das alterações hormonais.
  • Puerpério tardio: do 11° dia ao 45° dia após o parto, sendo que o corpo da puérpera vem passando por intensa transformação. O útero ainda está regredindo e a região genital apresenta modificações para a recuperação do status pré-gravídico.
  • Puerpério remoto: a partir do 45° dia do parto. Nesse período, a mulher apresenta, principalmente, as modificações relativas à lactação.

Durante o puerpério, a mulher não ovula, porém em torno do 45° dia, a capacidade de ovulação do ovário pode ser retomada, sendo recomendado o uso de contraceptivos. Geralmente, mulheres que estão em amamentação exclusiva (frequência das mamadas de 3 em 3 horas), a capacidade de ovulação permanece inibida.

Uma das principais transformações no corpo da mulher após o parto é a queda dos níveis hormonais. Por causa disso, a mulher pode se sentir mais cansada e sem ânimo, podendo ficar também triste e insegura.

Se houver outros sintomas associados, como falta de apetite, insônia e desinteresse, pode indicar o início de uma depressão pós-parto.

É importante que o parceiro (a) e a família estejam próximos e ajudem a mulher nesse período difícil. Lembrando que, essas mudanças e as alterações emocionais são passageiras.

Às vezes, pode ser necessário o acompanhamento médico e a introdução de medicação por algum tempo.

Seu você ou sua parceira precisam de ajuda durante o puerpério, entre em contato com a RRT Clínica da Mulher e agende uma consulta para obter avaliação e ajuda profissional adequadas.

Dra. Melissa Dunstan
CRM 103785
Medicina Fetal e Gestação de Alto Risco

#saudedamulher #puerperio #maternidadereal #maternidade #posparto #puerperioreal #puerperiofeliz #puerperiosaudavel #depressaoposparto #maedeprimeiraviagem #vidademae #pospartosaudavel #maedemenina #maedemenino #maternidadecomamor #maternidadeativa #pospartoemforma #pospartofeliz #pospartocesarea #ginecologia #obstetricia #cuidadosnoposparto #gestante #gravidez #medicinaesaude #medicinafetal #gestaçaodealtorisco #dramelissadunstan #rrtclinicadamulher