O Papel da Ultrassonografia na Gravidez

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

A ultrassonografia na gravidez exerce um papel muito importante tanto do ponto de vista médico quanto social. O ultrassom (USG) é um exame não invasivo que utiliza ondas sonoras de alta frequência e possibilita a visualização, em tempo real, do feto e das estruturas maternas (útero e ovários).

ultrassom gestantes bebêAlém disso, o exame de ultrassom é um dos momentos mais esperados no decorrer do pré-natal, onde os pais conseguem ver e estabelecer um contato com o bebê, emocionando a todos na sala de exame.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a realização de no mínimo 3 exames de ultrassom durante a gestação (um a cada trimestre).

Saiba quais são e qual a importância de cada um!

1° trimestre: observar se a gestação é intrauterina, confirmar o tempo de gestação, identificar se há batimentos cardíacos e a quantidade de embriões. Até 10 semanas costuma-se fazer o ultrassom pela via transvaginal. Entre 11 a 14 semanas pode ser realizada a ultrassonografia morfológica de 1° trimestre, onde o aspecto principal observado é a translucência nucal, que estabelece se existe maior ou menor risco do feto apresentar alterações cromossômicas.

2° trimestre: avalia o crescimento do bebê e o desenvolvimento de suas estruturas, entre elas o sexo fetal. Entre 20 a 24 semanas pode ser realizada a ultrassonografia morfológica de 2° trimestre, que possibilita ver a formação e anatomia dos órgãos e estruturas fetais. Esse exame é um dos mais importantes durante a gestação, podendo identificar anomalias congênitas e avaliar a vitalidade do bebê.

3° trimestre: acompanha o crescimento fetal, avalia a quantidade de líquido amniótico, a posição do bebê e as condições da placenta. Nesse exame, também, é aplicada a dopplervelocimetria colorida, que tem como função medir o fluxo sanguíneo no sistema circulatório materno e fetal e avaliar as condições da placenta e das artérias uterinas. Pode ser realizado o ultrassom morfológico de 3° trimestre para reavaliar as estruturas fetais já observadas no morfológico de 2° trimestre.

A ultrassonografia na gravidez é um exame de extrema importância para o acompanhamento materno e fetal durante toda a gestação, proporcionando tranquilidade para a mamãe num período de muita ansiedade.

A RRT Clínica da Mulher oferece exames de ultrassom com laudo e imagem para suas pacientes e disponibiliza formulário de agendamento de exames e consultas no site. Para entrar em contato conosco acesse o link http://www.rrtclinicadamulher.com.br/agendamento-de-consultas/

Dra. Melissa Dunstan
CRM 103785
Medicina Fetal e Gestação de Alto Risco

#saudedamulher #medicinafetal #gestaçaodealtorisco #ultrassonografia #ultrassom #usg #usgmorfologico #ultrassomdoppler #ginecologia #obstetricia #cuidadoscomagestante #gestante #gravidez #prenatal #medicinaesaude #multiclinica #rrtclinicadamulher