Miomas Uterinos

Você realizou um exame de ultrassom (USG) e descobriu que tem miomas no útero.

O que fazer?

Os miomas uterinos são os tumores benignos mais frequente nas mulheres, acometendo de 20 a 30% das mulheres em idade fértil ou reprodutiva e 40% das mulheres acima dos 40 anos.miomas no útero saúde da mulher

As causas são multifatoriais, com maior prevalência em mulheres obesas, de raça negra ou com antecedentes familiares de miomas uterinos.

O diagnóstico é realizado por meio do exame de ultrassom (USG) transvaginal, normalmente, durante a realização de exames da rotina ginecológica da mulher.

Cerca de 45% das mulheres que tem miomas são assintomáticas, ou seja, não tem sintoma nenhum. Quando sintomáticas, as principais queixas de pacientes são o aumento e a duração do fluxo menstrual, dor pélvica tipo cólica ou pressão e infertilidade.

Quais os tratamentos que a medicina oferece?

O tratamento realizado com medicação tem o objetivo de melhorar o quadro clínico ou a sintomatologia da paciente, por meio do uso de hormônios, anti-inflamatórios hormonais e outros.

Já o tratamento definitivo é feito por meio da retirada cirúrgica do mioma – por laparotomia, laparoscopia ou histeroscopia, a depender do número, tamanho e localização de cada mioma.

Uma outra opção, conhecida tecnicamente como embolização das artérias uterinas, é realizada por meio da injeção de partículas nas artérias que nutrem o mioma. Essas partículas causam a obstrução da nutrição sanguínea e posterior necrose (morte) do mioma. Esse procedimento é contraindicado para as pacientes com desejo reprodutivo ou que irão se submeter a tratamentos de reprodução humana assistida.

Mulheres com miomas uterinos devem realizar a rotina ginecológica periodicamente, para o correto diagnóstico, acompanhamento e, se necessário, tratamento adequado.

Se você já apresentou um quadro clínico com miomas uterinos e sofre com um dos sintomas mencionados, entre em contato com a RRT Clínica da Mulher e agende uma consulta para avaliarmos o seu caso.