Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

68 mil casos de câncer de próstata no Brasil!
Essa é a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2018.

Sob o mote “O homem moderno se cuida – procure um urologista”, a campanha tem como objetivo incentivar os homens a cuidarem da sua saúde.

infertilidade masculina prostataNos estágios iniciais da doença, o paciente pode apresentar nenhum sintoma.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita evitar a evolução da doença em até 90% dos casos.

Em grande parte, os sintomas começam a surgir quando a doença já está em estágio avançado. Os sintomas mais comuns são infecção urinária ou dificuldade para urinar.

Por isso, a campanha alerta para a importância do homem procurar o médico urologista para realizar o checkup anual, que inclui o exame de toque, exame de PSA – Antígeno Prostático Específico e, se necessário, biópsia.

Quando devo iniciar o checkup anual?

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos de idade realizem o checkup anual.

Para pacientes com histórico familiar de câncer, da raça negra ou que estejam acima do peso, a recomendação é iniciar o checkup a partir dos 45 anos de idade.

O câncer de próstata pode causar infertilidade?

A câncer em si não tem relação direta, mas se o paciente necessitar de tratamento com radioterapia e quimioterapia, sua fertilidade pode ser afetada, sendo necessário o congelamento de sêmen antes de iniciar o tratamento, se o paciente tiver o desejo de ser pai no futuro.

Lembre-se: qualidade de vida e prevenção andam de mãos dadas!
Pratique atividade física regularmente, tenha uma alimentação saudável e diminua a carga de estresse diário.