Exercícios físicos na gestação

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

É provável que você já saiba que os exercícios físicos na gestação são permitidos na maioria dos casos.

A prática regular de atividade física traz diversos benefícios para a saúde da gestante, podendo inclusive ajudar no trabalho de parto.

Exercícios físicos na gestaçãoMas existem cuidados que devem ser tomados, principalmente para as gestantes com doenças pré-existentes ou que não tinham o hábito de se exercitar antes.

As mulheres grávidas com gestação de alto risco ou condições como, por exemplo, hipertensão, diabetes, histórico de perdas gestacionais ou obesidade, devem evitar os exercícios físicos na gestação.

O ideal é começar com uma avaliação médica detalhada.

E, depois, escolher uma atividade monitorada por um profissional. Aliás, isso é extremamente importante para garantir sua segurança e do seu bebê.

Entre os principais exercícios físicos permitidos na gestação, posso citar:

  1. Hidroginástica: reduz o inchaço das pernas.
  2. Caminhada: melhora a circulação e diminui o inchaço das pernas.
  3. Pilates: para postura, respiração e fortalecimento dos músculos.
  4. Yoga: reduz dores lombares e trabalha o equilíbrio psicológico e emocional da gestante.
  5. Bicicleta e musculação: para quem já praticava, porém deve-se reduzir a intensidade.

O alongamento é indicado sempre antes e depois dos exercícios físicos, inclusive em diversos momentos do dia como, por exemplo, ao acordar.

Para as tentantes que se submeterão em breve a tratamentos de fertilização in vitro, sempre recomendo iniciar os exercícios físicos alguns meses antes do tratamento.

Desse modo, além de ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, ela poderá continuar a praticar a atividade sem problemas após o seu teste de gravidez positivo.

Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#exercíciosfísicos #exercicionagravidez #gestaçãosaudável #cuidadosnagravidez #vousermãe #tentante #reproducaohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher