Efeitos do Coronavírus na Gestação

Após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a disseminação do coronavírus já configura uma pandemia, o mundo está em alerta.

O vírus Covid-19 é transmitido por gotículas das secreções respiratórias (tosse, espirro e saliva) e oculares.

Para as gestantes é um momento delicado.

Efeitos do Coronavírus na GestaçãoComo elas estão no grupo dos imunocomprometidos, a infecção pelo coronavírus pode ser mais agressiva e levar a um quadro de pneumonia complicada.

Por isso, se você está grávida e tiver sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar, comunique seu obstetra e vá ao hospital para o diagnóstico correto.

Se confirmada a infecção pelo Covid-19, você deve ser tratada imediatamente e seguir as orientações médicas para o pré-natal e de isolamento.

Se você é gestante com suspeita ou infectada e está em trabalho de parto, uma equipe multidisciplinar – obstetra, infectologista, anestesiologista e enfermeiros – deve ser informada para reduzir os riscos de transmissão durante o parto.

Atualmente, não existe comprovação de que mulheres grávidas com Covid-19 tenham risco aumentado de aborto ou parto prematuro.

E para o bebê?

No mundo, dois recém-nascidos foram diagnosticados com Covid-19 e acredita-se que a causa de contágio é via respiratória, após o parto.

Não há evidências que comprovam risco de transmissão vertical (da gestante para o feto), até o momento.

Entretanto, os bebês nascidos de gestantes diagnosticadas com a doença devem ser testados.

Posso amamentar?

Segundo o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists do Reino Unido e a própria OMS, o benefício da amamentação é maior que o risco de transmissão.

Além disso, não é comprovado que o vírus seja transmitido pelo leite materno.

Confira nas imagens a seguir os cuidados de prevenção da doença e durante a amamentação.

coronavírus e gestação covid-19 e aleitamento materno

#coronavírus #covid19brasil #cuidadosnagestacao #gravidezderisco #prénatal #amamentação #gestantesaudavel #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher