Chance de engravidar na primeira FIV

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

Saber qual a chance de engravidar na primeira FIV é uma dúvida comum das pacientes antes de iniciar o tratamento.

É verdade que as taxas de sucesso da Fertilização in vitro (FIV) podem ultrapassar os 40%. Entretanto, existem fatores cruciais para esse sucesso.

Chance de engravidar na primeira FIVSempre falo para minhas pacientes que para a Fertilização in vitro dar certo precisamos de uma semente boa (embrião) e um terreno fértil (endométrio).

Para ter uma semente boa, ou seja, um embrião de boa qualidade, precisamos de um óvulo e um espermatozoide também de boa qualidade.

E para ter um terreno fértil, precisamos avaliar a receptividade endometrial e os níveis hormonais da paciente.

Vamos considerar, por exemplo, um casal onde a mulher com 33 anos tem hidrossalpinge (trompas obstruídas). E o homem apresenta diminuição na motilidade dos espermatozoides.

São 2 fatores de infertilidade importantes. Os espermatozoides não conseguem chegar até as trompas de Falópio e, mesmo que chegassem, elas estão obstruídas e impedindo o encontro óvulo-espermatozoide.

Qual a chance de engravidar na primeira FIV para esse casal?

As chances são as mesmas da média de pelo menos 40% por ciclo de FIV.

Na medicina reprodutiva não há como calcular um percentual exato, pois estamos tratando seres humanos e cada parte envolvida responderá de forma única.

E mesmo que esse casal tenha que fazer outras tentativas, ainda assim, a Fertilização in vitro é a única opção para que eles tenham o filho desejado.

É fato que a idade da mulher influencia muito na qualidade do óvulo. E, após os 40 anos, as chances de sucesso vão diminuindo cada vez mais.

Nesses casos, com o intuito de melhorar o prognóstico, recomendamos a FIV com ovodoação, utilizando óvulos doados por mulheres mais jovens.

Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#fertilizaçãoinvitro #engravidar #infertilidade #hidrossalpinge #ovodoacao #tentantes2021 #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher