Varicocele causa infertilidade?

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

É verdade que a varicocele causa infertilidade masculina e reduz as chances do homem engravidar sua esposa.

Hoje, a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina e, na maioria dos casos, o homem só descobre a doença quando o casal tenta engravidar e não consegue.

A doença acontece quando as veias espermáticas não permitem a circulação necessária do sangue venoso, causando acúmulo de sangue e dilatação das veias dos testículos.

Varicocele causa infertilidadeA varicocele causa infertilidade no homem porque a dilatação das veias aumenta a temperatura na região dos testículos, o que impacta negativamente na produção e motilidade dos espermatozoides.

O que fazer diante do diagnóstico de varicocele?

O primeiro passo é realizar o exame de espermograma, solicitado pelo urologista, para avaliar alterações na quantidade e qualidade dos espermatozoides.

Para correção das varizes testiculares, o tratamento é sempre cirúrgico e pode melhorar em até mais de 50% as chances do homem engravidar sua esposa naturalmente.

Nos casos em que há fatores de infertilidade feminina envolvidos e o casal necessita de tratamentos de reprodução humana assistida, a cirurgia de correção da varicocele também melhora a qualidade seminal.

E, em consequência, aumenta as taxas de sucesso de técnicas como a inseminação artificial e a fertilização in vitro.

Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#varicocele #infertilidademasculina #fertilidade #espermatozoides #saudedohomem #saudemasculina #queroserpai #fertilizacaoinvitro #tentantes2021 #fecundação #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher