Investigação da Fertilidade

Saúde reprodutiva planejamento familiarDevem procurar um especialista em infertilidade, os casais que ao longo de um ano de tentativas não conseguem obter uma gestação, mulheres portadoras de doenças que podem comprometer a fertilidade, como a temida endometriose, miomas uterinos, ovários policísticos e endocrinopatias, mulheres com idade acima dos 35 anos, e pacientes portadores de algum tipo de câncer, entre outras doenças.

É importante lembrar que aproximadamente 50% dos problemas de infertilidade são de causa masculina, podendo os homens procurar um profissional especializado para proceder à investigação e tratamento adequados.

Atualmente, muitas mulheres que adiam a gestação por motivos pessoais e/ou profissionais devem considerar seriamente a possibilidade de congelar seus óvulos, uma vez que com o passar dos anos a quantidade e qualidade dos gametas femininos diminuem e pioram, principalmente depois dos 35 anos de idade. Assim como planejamos nosso futuro profissional, também devemos planejar nosso futuro reprodutivo.

A pesquisa de infertilidade tem sua avaliação inicial ou basal avançada. Para o homem, são solicitados exames de espermograma e de sangue (hemograma e sorologias) e, para a mulher, exames de sangue (hormônios, hemograma, sorologias, entre outros), ultrassom transvaginal e histerossalpingografia.

Se houver necessidade, é solicitada na pesquisa avançada a ressonância magnética da pelve, ultrassom com preparo intestinal, histeroscopia e, em alguns casos, pode ser indicada a laparoscopia.

A RRT Clínica da Mulher, com a ajuda dos profissionais qualificados, participa de todas as etapas do processo reprodutivo, incluindo a investigação inicial e avançada dos pacientes, realizando diagnóstico de infertilidade e propondo soluções das mais simples as mais complexas, passando por cirurgias, se necessário, até a fertilização in vitro.

Utilize a carteira de convênios médicos da RRT Clínica da Mulher para as etapas de investigação da fertilidade. Se você é beneficiária de um dos 21 planos de saúde atendidos, solicite o agendamento de consultas e informe o nome do convênio.