fbpx

Inseminação Intrauterina

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

A Inseminação Intrauterina (IIU) ou Inseminação Artificial é uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade, desenvolvida antes da Fertilização in Vitro (FIV).

A IIU é indicada para casos mais simples de infertilidade como infertilidade sem causa aparente (ISCA), alterações leves do espermograma, endometriose inicial, alterações da ovulação como a síndrome dos ovários policísticos, casais com dificuldade de manter a vida sexual nos momentos fisiológicos oportunos, entre outros casos.

O tratamento é iniciado após a menstruação da mulher, onde é feita a estimulação dos ovários com medicações (indutores da ovulação) via oral e/ou injetáveis (subcutânea), sempre com acompanhamento ultrassonográfico pelo médico que esta conduzindo o caso.

No momento oportuno, que será informado pelo médico, é realizada inseminação intrauterina (IIU) propriamente dita, ou seja, neste dia o parceiro colhe o material como se fosse realizar um espermograma.

Esse material é processado, os espermatozoides são separados do sêmen e capacitados, com o objetivo de selecionar e revitalizar os melhores espermatozoides, que serão injetados através de uma cânula muito fina dentro do útero da mulher.

O procedimento é simples e pode ser realizado inclusive em consultório médico sem a necessidade de anestesia. Apenas o preparado seminal deve ser realizado em laboratório de embriologia e depois transportado pela própria paciente para o consultório.

A IIU é uma relação sexual realizada no melhor momento da mulher com o melhor material do homem.

Apesar do custo da IIU representar aproximadamente 1/3 do custo de uma FIV, seus resultados são limitados. A chance de gestação de uma IIU é, aproximadamente, de 15% a 18% por tentativa.

Deve-se mencionar que há critérios mínimos para a realização de IIU, onde os melhores resultados costumam acontecer em mulheres de até 35 anos de idade. Porém, tudo deve ser avaliado pelo especialista em reprodução humana.

Muitas pacientes da RRT Clínica da Mulher, selecionadas por atender os critérios para se submeter a esta técnica de reprodução assistida, tiveram seu sonho alcançado através da IIU.

Inseminação Intrauterina

Fertilização In Vitro

A Inseminação Intra-Uterina (IIU) é uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade. Consiste na indução da ovulação com medicações via oral e/ou injetáveis ( via subcutânea), geralmente por 5 dias, com o objetivo do ovário da paciente produzir até 3 folículos, diferente de um ciclo natural onde somente 1 folículo é gerado mensalmente de forma espontânea.

Este crescimento folicular é monitorizado através de exame de ultrassom, realizado em consultório. O folículo é uma estrutura esta que cresce no ovário e que contém o oócito (gameta feminino equivalente ao espermatozóide do homem). No momento adequado agenda-se a IIU, assim no dia da IIU o marido colhe no período da manhã espermatozóides, o mesmo é preparado no sentido de separar os melhores espermatozóides (processamento seminal) e este é levado pela paciente ao consultório do médico em horário previamente combinado.

A semelhança de um exame ginecológico, a IIU consiste em colocar os espermatozóides selecionados dentro da cavidade uterina através de um cateter(tubinho) fino e delicado.

A IIU nada mais é do que uma relação sexual artificial no melhor momento da paciente com o melhor material do parceiro. Para a IIU a paciente tem que ter a integridade do útero, ovários e trompas. Esta técnica esta indicada para pacientes com idade até 35 anos, com problemas de ovulação como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose mínima ou leve e fator masculino leve entre outras.

<REVISAR: No texto acima é feita apenas a descrição do tratamento. Não há menção sobre a clínica, sua experiência no assunto ou o nome do Dr. Thomas, sugiro repensar o texto>

Iniciar conversa
Bem-vinda a RRT Clínica da Mulher! Como podemos te ajudar?