Falência Ovariana Prematura (FOP)

O sentimento é de um vazio imenso ou de impotência ou, talvez, você nem saiba exatamente o que está sentindo.

O fato é que aos 30 anos você foi diagnosticada com Falência Ovariana Prematura (FOP), também conhecida como Menopausa Precoce, e o sonho de ser mãe naturalmente simplesmente não existe mais.

menopausa precoce maternidadeMuitos questionamentos começam a passar pela cabeça dessa mulher: “Será que a culpa é minha?”, “Por que eu?”, “Como vou contar isso para o meu marido?”, “As pessoas irão me julgar”, entre tantos outros.

A dor diante de um fato constatado é inevitável.

Mas é importante ter uma atitude proativa e buscar tratamento e soluções com a ajuda de profissionais especializados.

Isso porque a FOP apresenta riscos para a saúde da mulher além da infertilidade, entre eles posso citar a osteoporose, doenças cardíacas e problemas no sistema nervoso.

A FOP acontece quando os ovários da mulher deixam de realizar suas funções, ou seja, param de produzir folículos (os óvulos se desenvolvem dentro dos folículos que estão nos ovários) em mulheres antes dos 40 anos.

Muitos fatores podem contribuir para que a mulher tenha FOP, como doenças autoimunes, fatores genéticos, infecções virais, quimioterapia e radioterapia, intervenções cirúrgicas para retirada dos ovários e causas não identificadas.

Diante do fato e de todas as dificuldades, é importante que a paciente saiba que existem possibilidades reais de realizar o sonho da maternidade.

Quais são os tratamentos que a medicina reprodutiva oferece?

As mulheres que apresentam histórico familiar de falência ovariana prematura, podem se beneficiar da técnica de congelamento de óvulos para planejar uma maternidade futura.

Para as mulheres já diagnosticadas com FOP e que desejam engravidar, é possível realizar o tratamento de Fertilização in Vitro, utilizando óvulos doados por uma paciente anônima que tenha as mesmas características físicas da receptora.

O sonho da maternidade faz parte do seu projeto de vida?

Seja para preservar sua fertilidade ou para realizar o sonho agora, venha conversar conosco para avaliarmos o seu caso e esclarecer todas as suas dúvidas.