Banco de Embriões

Congelar ou não embriões?
Essa é a dúvida de muitas pacientes antes da Fertilização in Vitro (FIV).

congelamento de embriões fiv icsiSempre coloco quatro questões que são importantes avaliar, para minhas pacientes:

  1. Causas de infertilidade: dependendo das causas diagnosticadas, como por exemplo a idade da mulher ou abortos de repetição, pode ser necessário mais de uma tentativa para engravidar. Nesse caso, ter embriões congelados aumenta o número de tentativas sem ter que começar o tratamento do zero e impacta diretamente na questão número dois.
  2. Investimento financeiro: os custos que envolvem os tratamentos de reprodução humana são altos, por isso ter embriões congelados torna o tratamento mais barato. A Transferência de Embriões Congelados (TEC) custa quase 1/3 do valor de uma FIV completa.
  3. Planejamento familiar: quantos filhos você deseja ter? É importante ter essa resposta muito clara, pois se as chances de engravidar na primeira ou na segunda tentativa são maiores, pode não fazer sentido ter muitos embriões congelados, já que…
  4. Responsabilidade: os embriões são vida e você é responsável por essas vidas. Segundo a Resolução n° 2.168/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM), os embriões podem ser descartados após três anos de congelamento com o consentimento dos responsáveis. Entenda por descarte a doação de embriões para outros casais ou para pesquisa.

É importante analisar essas questões, para decidir quantos óvulos serão fertilizados após a aspiração folicular.

Se a mulher tiver uma boa reserva ovariana e não deseja ter mais que um ou dois filhos, existem outras opções como a doação dos óvulos excedentes para outra mulher ou até mesmo o descarte, se assim for seu desejo.

Converse com seu médico e discuta essas questões antes de iniciar seu tratamento.

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#saudedamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #congelamentodeembrioes #idadedamulher #abortoderepeticao #doaçãodeembriões #doaçãodeóvulos #ovodoacao #tec #infertilidade #reproducaohumana #reproducaoassistida #fertilizacaoinvitro #fiv #icsi #infertilidadefeminina #querofilhos #queroengravidar #desejoengravidar #tentantesdobrasil #tentantesunidas #vempositivo #engravidaraos35 #maternidade #planejamentofamiliar #esterileuta #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher